O que é ?
A assinatura de documentos é um hábito antigo na história da sociedade. Há tempos, as pessoas utilizam o papel, caneta, carimbos, para autenticar contratos, concordar com determinados procedimentos, emitir declarações de responsabilidade etc.
De um tempo para cá, em função do avanço da tecnologia, muitas dessas atividades podem ser realizadas pela internet, de forma rápida, prática e com baixo custo. Isso porque, o meio digital, conecta pessoas de um extremo a outro do planeta, a qualquer hora e lugar, num “piscar de olhos”.
Com um simples equipamento de rede, é possível realizar compras em diversos estabelecimentos sem fila, efetuar transações bancárias em minutos, interagir com pessoas de qualquer lugar do mundo, resolver processos burocráticos, operações de repartição pública, compartilhar documentos, fechar negócios em tempo real, dentre várias outras ações do dia a dia.
A internet trouxe comodidade e melhorias tanto para as pessoas, quanto para o comércio, a indústria e o próprio Governo. Porém, devido à sua vulnerabilidade e dos riscos de ameaças, fraudes, espionagem, violação de dados no ambiente virtual, surgiu a necessidade de criar um mecanismo eletrônico para garantir a autenticidade e troca segura das informações. Esse mecanismo trata-se do Certificado Digital.
​
A Certificação Digital no Brasil
​
A emissão de Certificados Digitais no Brasil é viabilizada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, uma cadeia hierárquica e de confiança, composta por um Comitê Gestor e por suas Autoridades Certificadoras.
É a ICP-Brasil que estabelece as normas técnicas e operacionais para o uso legal de Certificados e Assinaturas Digitais no território nacional.
​
Fonte: site Soluti - https://www.soluti.com.br/certificados-digitais/